Maior festa popular do Brasil, o Carnaval em Cubatão abre espaço para ressaltar a caridade e a luta humanitária do padre Júlio Lancelotti, em defesa dos excluídos, nas ruas da Capital Paulista. Inspirado nos mesmos ideais, o Bloco da Democracia, que sai pelo segundo ano consecutivo às ruas, esse ano, dedica a segunda-feira de carnaval, (dia 12), a “Lancelotti, o Cavaleiro da Esperança”, dentro da programação oficial dos festejos carnavalescos cubatenses. O palco da festa é a esquina da Avenida das Nações Unidas com a Rua 7 de Setembro, na Vila Nova, das 14h às 19horas.
“O Bloco da Democracia surgiu da ideia de juntar a alegria do samba com o desejo sincero de construir uma sociedade mais humana”, explica Antônio Simões, o popular Kokinho Guerreiro, patrono do Bloco. O padre Júlio Lancelotti é uma fonte de inspiração para nós, que propomos uma cidade mais inclusiva, com as mesmas oportunidades para todos”, comenta Paula Ravanelli, procuradora municipal e uma das criadoras do Bloco Carnavalesco.
Reconhecido por sua atuação em defesa da população em situação de rua da capital de São Paulo, o padre é taxado de “esquerdista” por políticos da extrema direita. Há mais de 40 anos militando pelos pobres, o sacerdote, de 75 anos, é coordenador da Pastoral do Povo da Rua, da Arquidiocese de São Paulo. Paulistano nascido no bairro do Brás, Lancellotti é também o padre responsável pela Paróquia de São Miguel Arcanjo, do bairro da Mooca, desde 1986, onde começou o trabalho pastoral com população em situação de rua, menores infratores e crianças com HIV.
“Acima de tudo, o padre Lancelotti é um ser iluminado, sempre atento às minorias, na defesa dos transexuais, dos negros, dos presos, da população de rua, dos enfermos, dos prostituídos, dos dependentes químicos, enfim, dos rejeitados pelo padrão da burguesia”, avalia o sambista e pesquisador Aloísio Mumu Júnior, autor do Samba-Enredo “Padre Julio Lancelotti – O Destemido Cavaleiro da Esperança”, em parceria com Cícero Gilmar Lopes.
Neste ano, o Bloco da Democracia conta com o apoio da Prefeitura de Cubatão, Sindicato dos Químicos, Sindicato dos Professores Municipais de Cubatão, Sindicato dos Petroleiros e o Espaço Inclusão, onde é a sede do bloco. A inciativa é da Frente Ampla Cubatão, que reúne diversos partidos políticos, sindicatos e movimentos sociais da Cidade, unidos na defesa do Estado Democrático de Direito.