A página Histórias do Cinema realiza nesta terça-feira (1), a partir das 19 horas, mais uma live. O tema será novamente “’A Semente da Romã’ – Vida de ator e teatro brasileiro”. O convidado do crítico de cinema, André Azenha, é a ator santista Sérgio Mamberti, um dos mais talentosos e conceituados do teatro, cinema e televisão nacionais.
Mamberti interpreta Guilherme no espetáculo “A Semente da Romã”, em exibição diariamente até 8 de dezembro, gratuitamente, no canal da Companhia da Memória. Para assistir à obra é preciso se cadastrar em https://www.sympla.com.br/a-semente-da-roma__1061486.
A peça mostra o último dia da apresentação do espetáculo “As Três Irmãs”, de Tchekhov. Seis atores coadjuvantes vivem nos bastidores conflitos pessoais, profissionais e existenciais, enquanto esperam a entrada em cena.
Alguns desses conflitos dialogam com as questões dos personagens de Tchekhov que estão em cena, outros são relacionados ao sentido da arte, às dificuldades da profissão, relações familiares e conflitos entre os elementos do grupo.
Guilherme é um velho e experiente ator, que se nega a reconhecer suas limitações físicas e de memória e que sonha morrer no palco. Ariela, interpretada por Walderez de Barros, é também uma velha atriz, que chega ao fim da vida envolvida na luta diária pela sobrevivência.
Augusto é um ator maduro, que enfrenta uma crise existencial relacionada à utilidade da arte que pratica. Kátia, por sua vez, é uma atriz, que resolve abandonar a profissão. Tônia, atriz apaixonadamente engajada na luta de sua classe; e, finalmente, Díon, um jovem ator, que, na convivência com colegas mais experientes, reafirma sua paixão pelo teatro, apesar das dificuldades da profissão.
“A Semente da Romã” é um texto inédito de Luis Alberto de Abreu, com a participação de Walderez de Barros, Sérgio Mamberti, Ondina Clais (madrinha do Santos Film Fest), Eduardo Estrela, Lavinia Pannunzio e João Vasconcellos no elenco. Estreou em versão digital no último dia 21 pela plataforma Sympla. A direção é de Marina Nogaeva Tenório e Ruy Cortez.
Programação
A temporada de 19 dias vai até 8 de dezembro, com apresentações diárias, às 21 horas, e, aos domingos, às 17 e às 21 horas, além de um ciclo de conversas em três terças-feiras.
As entrevistas são veiculadas simultaneamente em lives pela página do Facebook e no canal do YouTube. Mais informações: www.historiasdocinema.com.