João Neto, Gilberto Gil e José Virgílio - Foto: Divulgação

O Instituto Arte no Dique, que realiza trabalhos de inclusão social há 22 anos, convidou o cantor e compositor Gilberto Gil, integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL), para participar do Fórum Esferas de 2024, que será realizado em Santos. O evento será organizado pelo Instituto Arte no Dique, Prefeitura de Santos e Universidade Santa Cecília. 

Em expansão, o Instituto Arte no Dique está prestes a dar um passo significativo em sua jornada de transformação social por meio da arte, estendendo sua missão para além das fronteiras nacionais. A parceria com a cidade de Coimbra, Portugal, abrirá novas portas para a organização, possibilitando que crianças e jovens do Dique da Vila Gilda tenham a oportunidade de desenvolver suas habilidades artísticas em um ambiente internacional.

A iniciativa reflete o compromisso contínuo do Arte no Dique em promover o empoderamento e a educação por meio da expressão artística, transcendendo fronteiras e impactando vidas em âmbito global.

Transformar vidas

O Fórum Esferas é um evento bienal que busca sensibilizar para a importância das artes na criação de novas competências relacionadas a diversas áreas profissionais, sociais e pessoais, ao mesmo tempo que equilibra o desenvolvimento tecnológico, pessoal e cultural das novas gerações. Com a participação de representantes de diversos países, o evento oferece uma plataforma para compartilhar experiências e construir parcerias que podem transformar vidas.

Isso será possível graças aos esforços de José Virgílio, prresidnete do Arte no Dique, e João Falcão Neto, produtor cultural soteropolitano residente em Portugal, que intermediou as tratativas com a prefeitura de Coimbra.

A sede internacional permitirá que crianças e jovens do Dique da Vila Gilda aperfeiçoem seus conhecimentos no exterior e que o Arte no Dique leve sua expertise para promover oficinas e cursos em Portugal.