A Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto anuncia a segunda edição do “Arte na Pinacoteca”, iniciativa destinada a promover a arte e a cultura através de uma variedade de oficinas. A segunda edição traz como destaque as oficinas de contação de histórias e artesanato indígena, oferecendo experiências enriquecedoras para toda a comunidade.
As inscrições para as primeiras turmas das oficinas já estão abertas e podem ser realizadas até sexta-feira (22), exclusivamente pelo site oficial da Pinacoteca Benedicto Calixto. Serão disponibilizadas 50 vagas para cada uma das oficinas, que ocorrerão mensalmente até o mês de dezembro, prometendo proporcionar aos participantes uma imersão cultural única.
As oficinas de contação de histórias acontecerão aos sábados, das 10h às 12h, com duração de um mês e capacidade para 50 participantes em cada turma. A primeira delas, intitulada “Contação da História de Vida de Benedito Calixto“, será conduzida pela professora Aline Fontes Guilber Telles. A proposta é uma jornada emocionante pela vida e obra do renomado artista, explorando seus quadros mais famosos e destacando seu amor pela pintura desde a infância.
Já a oficina de artesanato indígena e idioma Tupi-Guarani, liderada pela professora Glória Lorena Marin Torres, acontecerá aos domingos, também com duração de um mês e aulas das 10h às 12h. Voltada para interessados a partir de 10 anos de idade, essa oficina visa difundir o conhecimento sobre a cultura indígena, ensinando o idioma Tupi-Guarani e promovendo a prática de artesanato tradicional.
Participantes das oficinas receberão certificados
Ambas as oficinas serão realizadas no espaço cultural da “Pinacoteca Benedicto Calixto“, um local dedicado à preservação e celebração da arte brasileira. Os participantes terão a oportunidade não apenas de aprender e se envolver com as atividades propostas, mas também de receber certificados ao final de cada oficina, reconhecendo suas conquistas e participação.
Além das oficinas, a 2ª edição do “Arte na Pinacoteca” traz a exposição “A Arte da Natureza“, em cartaz até o dia 14 de abril. A mostra gratuita apresenta obras de seis artistas visuais contemporâneos, refletindo sobre a relação entre o homem e a natureza e destacando a importância da sustentabilidade planetária.