Em consequência da pandemia do coronavírus, pelo segundo ano consecutivo o Arraial do Arte, evento promovido pelo Instituto Arte no Dique, presente no calendário oficial de Santos, é realizado de maneira virtual.
As apresentações acontecem nos finais de semana de junho, sempre às 20 horas, com números musicais transmitidos pelo Youtube do instituto. As primeiras apresentações aconteceram sexta e sábado passados e estão disponíveis no canal do projeto.
Realizada há mais de 15 anos, até 2019 a festa contava com barracas que ofereciam os quitutes originais e tradicionais da cultura popular, fomentando, assim, a cadeia produtiva local. Como em 2020, esta edição contará com barraquinhas online.
Dominguinhos
A festa deste ano homenageia Dominguinhos com o tema “Lamento Sertanejo”. Todos os artistas tocam ao menos uma música do artista.
José Domingos de Morais, conhecido como Dominguinhos (1941-2013), foi um instrumentista, cantor e compositor brasileiro. Exímio sanfoneiro, teve como mestres nomes como Luiz Gonzaga e Orlando Silveira. Recebeu, em sua formação musical, influências de baião, bossa nova, choro, forró, xote e jazz.
“Dominguinhos deixou um legado imensurável com sua obra, que merece ser lembrada e celebrada sempre”, afirma o presidente do instituto, José Virgílio Leal de Figueiredo.
Programação:
Sexta-feira, 18 de junho, 20h – Monna.
Sábado, 19 de junho, 20h – Danilo Nunes.
Sexta-feira, 25 de junho, 20h – Eu, Tu e Ela.
Sábado, 26 de junho, 20h – Trio Zé do Café.