Depois da sessão de abertura, com homenagem ao dramaturgo santista Plínio Marcos e show de Edivaldo Santana, quarta-feira (30), no Teatro do Sesc, a 16ª edição da Tarrafa Literária, um dos mais importantes e longevos eventos de literatura do país, dá início, nesta quinta (31), no Teatro Guarany, às mesas de debates com autores. O evento vai até o domingo (3).
O público poderá acompanhar, de forma gratuita, as mesas com a participação de escritores como o português José Luís Peixoto, autor de “Almoço de Domingo” e vencedor dos prêmios José Saramago e Oceanos.
E mais: os brasileiros Fernando Morais, José Falero, Lilia Schwarcz, Mariana Salomão Carrara, Marilene Felinto e Raul Juste Lores. O apresentador Marcelo Tas e o jornalista Ariel Palacios também participarão da programação no Teatro Guarany. Com capacidade para 270 pessoas, o local sediará ainda as sessões de autógrafos após as mesas de discussões.
O psicanalista Christian Dunker, o jornalista André Barcinski, a arquiteta e urbanista Erminia Maricato, o escritor Marcílio França Castro, o escritor e crítico literário Miguel Sanches Neto, as escritoras Betina Anton e Morgana Kretzmann, o analista ambiental Pablo Casella, a jornalista Natália Viana e a professora de teoria da literatura Ligia Diniz estão entre os convidados desta edição.
Para amplificar o acesso ao conteúdo das mesas, a Tarrafa Literária transmitirá ao vivo todas as palestras em telões, também de forma gratuita, na Praça dos Andradas, localizada em frente ao teatro, em uma parceria com a Secretaria de Turismo de Santos.
A Tarrafa Literária foi idealizada pelo livreiro José Luiz Tahan, proprietário da Realejo Livraria e Editora, espaço cultural no coração do Gonzaga, em Santos.
Programação
Quinta-feira (31/10)
15h: Mesa: Interpretar o Brasil, Imagens da Branquitude. A presença da ausência, com Lilia Schwarcz; mediação de José Luiz Tahan
17h: Mesa: Habitar a cidade, pensar a cidade, com Erminia Maricato e Raul Juste Lores; mediação de Flávia Saad
19h: Mesa: Entrevistar o entrevistador, a técnica da conversa, com André Barcinski e Marcelo Tas; mediação de Jorge Oliveira
20h35: Sessão de autógrafos e encerramento.
Sexta-feira (1/11)
14h: Mesa: Tarrafinha Infanto-Juvenil, com Penélope Martins e mediação de Cláudia Alonso
17h: Mesa: A Ficção e as viagens possíveis no tempo e nos lugares, com Marcílio França Castro e Miguel Sanches Neto; mediação de Julinho Bittencourt
19h: Mesa: Matéria-prima do real, o jornalismo, com Ariel Palácios e Jorge Caldeira; mediação de Gustavo Klein
20h35: Sessão de autógrafos e encerramento.
Sábado (2/11)
13h: Aulão Lítera
15h: Mesa: A escrita mostra quem somos, com Mariana Carrara e José Falero; e mediação de Simone Batista
17h: Mesa: Por onde anda José Luís Peixoto, com José Luís Peixoto; mediação de Manuel da Costa Pinto
19h: Mesa: Ficções perigosamente reais, com Morgana Kretzmann e Pablo Casella; mediação de Matthew Shirts
20h35: Sessão de autógrafos e encerramento.
Domingo (3/11)
15h: Mesa: A vida e as histórias dos outros, com Fernando Morais e Betina Anton; mediação de Vladir Lemos
17h: Mesa: Escrita literária e jornalística, aproximações, com Marilene Felinto e Natália Viana; mediação de João Paulo Charleaux
19h: Mesa: Tudo tem um fim, com Christian Dunker e Ligia Diniz; mediação de Gisela Monteiro
20h35: Sessão de autógrafos e encerramento.
Serviço
16ª edição do Festival Tarrafa Literária.
Data: 30 de outubro a 3 de novembro de 2024;
Local: Sesc Santos (Abertura) e Teatro Guarany com transmissão na Praça dos Andradas (31/10 a 3/11);
Evento gratuito (mediante lotação). Mais informações na página oficial.