Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/Arquivo

Quando eu era criança tive um sonho do qual nunca esqueci:  Santos estava prestes a ser coberta por um maremoto (ou tsunami, como aprendemos mais recentemente) e todo mundo sabia do que ia acontecer, mas ninguém fugia da cidade, todos esperavam passivamente. Décadas depois, ainda consigo sentir a sensação desse sonho, a luz amarelada dos postes da praia e todo mundo lá, só esperando.

A sensação desse sonho volta com tudo nesse momento em que um outro tipo de onda vai causando destruições pelo mundo – parece mais até na Economia do que na Saúde – e ao se aproximar daqui na Baixada, apenas aguardamos com passividade, sem poder fazer muita coisa, além de nos enclausurarmos e nos protegermos.

Em meio a receios, medos e pavores, recebo uma mensagem em um grupo de WhatsApp apenas com boas notícias. Uma lufada de ar fresco em meio ao que a mídia despeja o tempo todo nas nossas cabeças, fazendo de conta que quer  nos “tranquilizar”, mas, em vez disso, aumentando a onda de pânico.

Depois de checar a veracidade das informações uma a uma, compartilho aqui com vocês, para trazer um sopro da esperança de que, como diria Luiz Inácio, em vez de um maremoto tenhamos apenas uma marolinha (ou algo próximo disso) por aqui.

– O número de novos casos está diminuindo na Coreia do Sul e na China, tanto que a China fechou o mega hospital que construiu especialmente para tratar os casos de coronavírus. Não há casos novos suficientes para apoiá-los.

– Médicos na Índia tiveram sucesso no tratamento de coronavírus com uma combinação de medicamentos utilizados para tratamentos de HIV, Gripe Suína e Malária. Eles vão sugerir o mesmo tratamento globalmente.

– Pesquisadores do Centro Médico Erasmus, da Holanda, afirmam ter encontrado um anticorpo contra o coronavírus.

– Começamos a ter notícias de pacientes totalmente recuperados, inclusive uma chinesa de 103 anos.

– A “Cleveland Clinic” desenvolveu um teste Covid-19, que fornece resultados em horas, não em dias.

– Cientistas em Israel anunciam que estão perto do desenvolvimento de uma vacina. Uma empresa de biotecnologia de San Diego já está desenvolvendo uma vacina Covid-19, em colaboração com a “Duke University” e a “National University of Singapore”.

– O plasma de pacientes recém-recuperados do Covid -19 pode tratar outros infectados pelo vírus.