Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A alimentação é a base para mantermos a nossa saúde. Então, como fortalecer o nosso sistema imunológico, em tempos de quarentena devido ao coronavírus?

Para conseguir isso é preciso evitar a sobrecarga de açúcar nas refeições ou lanches, como doces, sucos industrializados, alimentos ultraprocessados (como bolachas recheadas, biscoitos salgados, salgadinhos de pacote, doces, refeições industrializadas e congeladas, embutidos, processados e outros), adoçantes, restringir o consumo de álcool. Já é o começo.

Consumir “comida de verdade”, como arroz, feijão, carne, peixe, ovos, verduras, legumes e frutas são essenciais para a saúde. É bom lembrar de aumentar a frequência das refeições e diminuir o volume, mastigar adequadamente e não ingerir líquidos durante as refeições. Essas atitudes diminuem a fermentação intestinal.

Agora, para fortalecermos nosso sistema imunológico, deve-se aumentar o consumo de frutas. O ideal seriam três porções distribuídas ao longo do dia, principalmente aquelas fontes de vitamina C e polifenóis, como laranja, acerola, goiaba, açaí, limão e kiwi.

Devemos, também, acrescentar as verduras cruas no nosso almoço e no jantar. Isso beneficiará a saúde do nosso intestino, local em que a imunidade está mais ativa. A ingestão desses alimentos auxilia o crescimento dos probióticos, melhorando, assim, nossa imunidade. Acrescente nos lanches intermediários o consumo de duas unidades de castanhas do Brasil, como é fonte de selênio, ajudará seu sistema imunológico.

Ter uma alimentação saudável é só o começo. Precisamos manter um estilo de vida saudável e isso inclui o sono, algo tão fisiológico no qual muitos não dão a devida importância. Sono não é luxo é necessidade.

Durma pelo menos oito horas ao dia e garanta um sono reparador, que é fundamental para sua imunidade; exposição solar para ativar a vitamina D, se possível num lugar dentro de casa, é essencial para manutenção da imunidade; atividade física, se possível adaptada dentro de casa; controle do estresse, o pânico só deprime a imunidade e estimula a secreção do cortisol e fará o seu sistema imune diminuir sua atividade; meditação, respiração consciente é uma excelente alternativa para combater o estresse.

Quanto mais estressado você ficar, pior para seu sistema imunológico. Então, vamos cuidar no nosso bem maior, nossa família, começando pela alimentação.