George Harrison e Ravi Shankar -Foto: Reprodução/YouTube

Enquanto o dirigente de um certo país tenta minimizar os efeitos devastadores da atual pandemia, gente de todo tipo compreende a necessidade impreterível de recolhimento e se mobiliza em atos de solidariedade. Parece até que estamos assistindo ao alvorecer de um novo mundo, com gente disponibilizando conteúdos gratuitos como nunca na internet e famosos/as doando grandes somas de dinheiro para ajudar no combate ao Covid-19.

De Ivete Sangalo a Cristiano Ronaldo, de Justin Bieber a Bong Joon-Ho, todos vão fazendo sua parte. Agora chegou a vez dos herdeiros do beatle “espiritualizado”, através da Fundação Material World, criada pelo próprio George Harrison ainda nos anos 70.

Além da doação de 500 mil dólares a várias organizações de saúde, a entidade vai doar mais um dólar de cada postagem (até atingir a soma de 100 mil) feita de qualquer trecho da canção “The Inner Light”, com a hashtag #innerlight2020. A faixa foi lançada originalmente em 1968 como lado B do compacto que tinha “Lady Madonna” como lado A e foi a primeira faixa de George a constar em um compacto dos Beatles. A gravação original conta, além de George, com John e Paul nos vocais, mais um time de músicos indianos fazendo toda a base instrumental.

Dois anos antes, os Beatles deram uma pausa em suas exaustivas excursões, sem saber ainda que seria para sempre. Naquele período, cada um foi para um lado e Harrison foi para a Índia estudar Yoga e o sitar (que já havia usado na canção “Norwegian Wood” do disco “Rubber Soul”) com um mestre da música clássica indiana que admirava muito e que queria muito conhecer: Ravi Shankar.

A amizade dos dois durou para o resto da vida de ambos, assim como o fascínio de George pela meditação, pelos mantras e a filosofia contida nos Vedas. Após as vindas de swamis como Vivekananda, Devananda e Yogananda, aquele inglês se tornaria, enfim, o principal disseminador da cultura indiana no ocidente

Poucas canções pop são tão apropriadas para o momento atual como essa. A letra exalta os benefícios da interiorização e da meditação e diz: “Sem sair pela minha porta/eu posso conhecer todas as coisas na Terra/ sem olhar pela minha janela/ eu posso encontrar os caminhos do paraíso”.  Já, já eu vou dar a minha contribuição para essa campanha. Vamo nessa?

Assista o vídeo de Dhani Harrison cantando The Inner Light em https://youtu.be/229aVjM4uf8