Foto: Felipe Gombossy/Divulgação

A água é fundamental para a manutenção da vida. Sem ela, sobrevivemos apenas por cerca de três dias. A quantidade de água que precisamos ingerir por dia é muito variável e depende de vários fatores, entre eles estão a idade, o peso da pessoa, a atividade física que realiza e, ainda, o clima e a temperatura do ambiente onde vive.

Para alguns, a ingestão de dois litros de água por dia pode ser suficiente; outros precisarão de três ou quatro litros, dependendo da composição corporal. O Ministério da Saúde recomenda que a ingestão nunca seja inferior a dois litros ao dia.

O importante é que nós, seres humanos, somos capazes de regular de maneira eficiente o balanço diário de água. Sensores localizados em nosso cérebro e em diferentes partes do corpo nos enviam a sensação de “sede” e nos impulsionam a ingerir líquidos, de modo que, ao longo do dia, a quantidade ingerida corresponda à água que foi utilizada ou eliminada pelo corpo. Portanto, preste atenção à sensação de sede, pois é o primeiro sinal da desidratação.

Um grupo de pessoas, às quais devemos ficar atentos, é o que reúne as crianças e os idosos, pois esse mecanismo de sinalização da sede não é tão eficaz, favorecendo a desidratação.

A água pura ou saborizada, com rodelas de frutas e folhas frescas, é a melhor opção para a ingestão de líquidos. Criar o hábito de ter à mão garrafas com água fresca contribui para o consumo de água. A maioria dos alimentos in natura tem alto conteúdo de água, como é o caso de frutas, que contêm entre 80% e 90% de água. Verduras e legumes cozidos ou crus, consumidos na forma de saladas, costumam ter mais do que 90% do seu peso em água. Intensifique esses alimentos no verão.

Vale ressaltar que a hidratação adequada é um dos principais fatores para a eficiência da eliminação de toxinas do organismo.

Como fazer água saborizada

Coloque água gelada até a metade de uma jarra, corte as frutas em rodelas ou em pedaços, coloque dentro da jarra, complete com água e gelo. A quantidade de frutas varia entre o tamanho da jarra e a preferência individual. Se preferir, adicione água de coco.

O ideal é que você faça e consuma no mesmo dia, pois as frutas podem fermentar e alterar o sabor da sua água. As combinações são muitas. Abaixo, algumas interessantes. Use as frutas da época, pois além de estarem mais baratas, são mais nutritivas:

Limão, hortelã e erva doce; canela e limão; abacaxi, hortelã e camomila; morango, hortelã e uva; laranja e gengibre.

Nutricionista (CRN 19439), formada pela Universidade Católica de Santos, desde 2005. Especialista em envelhecimento pelo Senac, pós-graduanda em Nutrição Clínica e Funcional (Universidade Cruzeiro do Sul). Faz atendimentos personalizados a pessoas que buscam melhorar seu hábito alimentar, também atua com pacientes candidatos à cirurgia bariátrica e já trabalhou com idosos, dieta enteral e alimentação escolar.