A cidade de Registro, no Vale do Ribeira, contrariou orientação do governo do estado e, a partir desta sexta-feira (5), vai reabrir inúmeros setores do comércio, como shoppings, galerias e prestadores de serviços. A prefeitura publicou o Decreto Municipal nº 2.916, no qual flexibiliza atividades comerciais.
Os restaurantes também estão autorizados a reabrir, com funcionamento das 11 às 14 horas e das 18 às 21 horas.
O governo de São Paulo manteve a classificação do Vale do Ribeira na zona vermelha (fase 1), no “Plano São Paulo”, o que só permite o funcionamento de serviços essenciais.
A região, até esta quinta (4), tem 568 pacientes infectados com o coronavírus, além de 19 vítimas fatais. Em Registro, especificamente, há 183 casos confirmados, 71 suspeitos e cinco mortes.
Restrições
Os estabelecimentos que foram autorizados a retornar às atividades devem seguir restrições sanitárias. A prefeitura obriga que os locais ofereçam equipamentos de proteção individual (EPIs) para os funcionários, higienizem equipamentos de uso comum e evitem aglomerações por intermédio de filas e demarcação.
Lojas e restaurantes serão obrigados, também, a adotar sistema de escalas de funcionários, os quais devem ser afastados, no caso de pertencerem ao grupo de risco.