As fortes chuvas que caem na Baixada Santista nesta segunda-feira (2) estão causando diversos alagamentos. A reportagem do Folha Santista já recebeu diversos vídeos e fotos de vias alagadas. Nas redes sociais, há vários relatos.
De acordo com a prefeitura de Santos, em fevereiro, a cidade registrou 916,6 mm em volume de chuvas, sendo o mês mais chuvoso desde que as medições começaram a ser realizadas, em 1939. A média esperada para o mês, calculada com base no volume de precipitações dos 25 anos anteriores, era de 291 mm.
Segundo o chefe da Defesa Civil de Santos, Daniel Onias, o volume de água deixou o solo bastante encharcado, com risco de escorregamentos. Para que o solo volte a ficar totalmente seco, serão necessários meses. “É muito importante o envolvimento dos moradores junto ao trabalho de prevenção realizado pela Prefeitura”, destaca
A Defesa Civil (telefone 199) atende a ocorrências desde a tarde desta segunda (2) – sem qualquer vítima. O trabalho seguirá ao longo da noite.
Na entrada da cidade também há alagamentos, nas obras do Programa Nova Entrada de Santos. As obras de drenagem que vão complementar as ações de combate a enchentes na entrada da Cidade e nos bairros Saboó e Vila Haddad foram iniciadas apenas nesta segunda-feira.