As 20 mil vacinas contra a gripe que Santos recebeu do estado não serão suficientes para atender ao público-alvo: idosos e profissionais da saúde, em uma primeira fase. A medicação foi distribuída para as 31 policlínicas e dois pontos de drive thru.
No entanto, a estimativa é de que as doses acabem ainda nesta quarta-feira (25). O horário previsto para terminar a vacinação é 16 horas. A prefeitura de Santos não sabe quando o estado vai liberar novo lote.
A procura foi tão intensa que, no posto montado no estacionamento do Mendes Convention Center, a fila chegou a ultrapassar o cruzamento da Avenida Ana Costa com a Rua Pedro Américo.
O objetivo é vacinar 90% das 104 mil pessoas que integram o grupo da primeira fase, o que representa cerca de 93 mil pessoas.
Outras etapas
A segunda etapa terá início no dia 16 de abril e incluirá professores, agentes de forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e de outras condições clínicas, como diabetes e hipertensão.
A terceira fase, com início em 9 de maio, é para crianças de seis meses a seis anos, grávidas, mulheres que tiveram filho há pouco tempo, adolescentes e jovens que estão sob medida socioeducativa, além de funcionários do sistema prisional e adultos entre 55 e 59 anos.