Os navios de cruzeiros que estavam parados no Porto de Santos realizaram uma operação para repatriar seus tripulantes. Ao todo 107 pessoas deixaram, nesta terça-feira, os navios MSC Poesia, MSC Música e o MSC Seaview.
Nenhuma destas embarcações possui casos suspeitos de Covid-19 a bordo. Técnicos da Anvisa acompanharam os desembarques.
Os navios já estavam parados e sem passageiros desde meados de março quando os cruzeiros foram encerrados no Brasil, em razão da pandemia de Covid-19.
Além destes três navios, o Costa Fascinosa e o Scenic Eclipse já havia feito o desembarque de tripulantes sem sintomas para retorno imediato aos seus países de origem.
De acordo com a Portaria 47/2020 da Casa Civil o desembarque de estrangeiros no país, por via marítima, só pode ser realizado para retorno imediato ao país de origem por via aérea ou em caso de urgência de saúde.
Apenas o navio Costa Fascinosa possui casos a bordo suspeitos de Covid-19.
*Confira a situação de cada embarcação (atualização 7/4 – 17h) *
- MSC Seaview: Desembarcou 54 tripulantes. Não tem casos suspeitos a bordo.
- MSC Poesia: Desembarcou 14 tripulantes. Não tem casos suspeitos a bordo.
- MSC Música: Desembarcou 39 tripulantes. Não tem casos suspeitos a bordo.
- Scenic Eclipse: não tem casos suspeitos a bordo, iniciou o desembarque de tripulantes na sexta-feira (3/4).
- Costa Fascinosa: tem 43 casos suspeitos a bordo, dez tripulantes desembarcaram para atendimento hospitalar (incluindo um dos médicos da equipe de bordo), 75 tripulantes brasileiros desembarcaram no domingo após serem avaliados clinicamente e testados para Covid-19 com resultado negativo.