Um ano e dois meses após assumir o cargo de diretor-presidente da atual Santos Port Authority (SPA), ex-Codesp, o engenheiro naval Casemiro Tércio Carvalho pediu demissão e já foi substituído. Carvalho apresentou sua solicitação de desligamento ao Conselho de Administração nesta sexta e passa a valer a partir de segunda, dia 28. Seu substituto interino será o diretor de Administração e Finanças da SPA, Fernando Biral.
Na sua saída, Carvalho que estava no poder desde 25 de fevereiro de 2019, divulgou uma carta. Nela, em um trecho, ele diz: “Comandar o Porto de Santos é o maior desafio da minha carreira. Esse compromisso com o governo federal, com o Porto de Santos e com a região tem o propósito de contribuir para transformar o maior porto da América Latina num modelo de eficiência e sustentabilidade para o setor portuário, representando o melhor custo de oportunidade e segurança para a carga. Junto com um time coeso e com honestidade de propósito, assumi a missão confiada pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, de preparar a Companhia para a desestatização com a máxima geração de valor. Nesse tempo à frente da Autoridade Portuária de Santos, muito foi feito para cumprir o objetivo proposto. Com uma governança corporativa alinhada às melhores práticas de mercado, transparência e integridade, lançamos as bases para o futuro do Porto de Santos visando atração de investimentos, novos negócios e modernização do perfil da mão de obra. Sempre tratando a coisa pública como tal, com respeito e zelo pelo nosso acionista: a sociedade”.
Interino
Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Biral especializou-se em Finanças, sendo certificado como CFA®️ Charterholder (título internacional de executivo financeiro). Tem experiência como diretor e consultor financeiro de várias companhias em sua carreira iniciada em 1994.
Atuou em diversas empresas do setor financeiro e, como diretor de projetos, foi responsável por mais de 20 projetos para organizações como Embratel, Petrobras, Globo, Ambev, Du Pont, entre outras. O executivo é docente da FIA-USP, no curso de pós-graduação Latu Sensu, na área de Recuperação Judicial.
“A nomeação de Biral representa uma segunda etapa da transformação do Porto de Santos no maior porto da América Latina, não só em tamanho, mas em eficiência, profissionalismo e sustentabilidade, preparando-o para a sua desestatização. Os ótimos resultados operacionais e financeiros alcançados em sua diretoria comprovam a sua capacidade para esta função e que o Porto de Santos seguirá no caminho do crescimento que iniciamos com a gestão de Tércio”, afirma o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.