Foto: Liana Coll/Unicamp

Além dos quatro casos confirmados do novo coronavírus, na segunda-feira (23), a Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep) de Santos está investigando seis mortes ocorridos em estabelecimentos de saúde da cidade. Desses, quatro são de moradores do município e dois de outros municípios.

Os casos envolvendo santistas são: um do homem, de 62 anos, que estava internado na UPA da Zona Noroeste e faleceu na última quarta (18); duas mulheres, de 41 anos e 80 anos, que também morreram no dia 18, em hospital filantrópico; e um homem, de 76 anos, que faleceu, neste domingo, (22) em também em hospital filantrópico.

As outras duas vítimas fatais da doença são de moradores de outras cidades: gestante, de 43 anos, que faleceu no Guilherme Álvaro, neste domingo (22); e mulher, de 84 anos, que morreu em hospital particular, no sábado (21).

A prefeitura de Santos decretou estado de calamidade pública na sexta-feira (20), com o objetivo de avançar nas medidas de combate à doença. O decreto foi publicado na segunda (23), no Diário Oficial.

Com isso, diminui a burocracia, o que proporciona à cidade mais rapidez na aquisição de equipamentos e insumos de saúde e na contratação de profissionais da área para atendimento à população.

Suspeitos

O número de casos suspeitos do novo coronavírus entre moradores de Santos aumentou para 178. Somente depois do boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, no final da tarde de sábado (21), a Seviep recebeu de hospitais mais 35 notificações de casos suspeitos.

Desse total, 23 estão internados em hospitais, sendo que nove deles em unidades de terapia intensiva (UTIs). Outros 155 estão em isolamento social domiciliar.