Foto: Divulgação

Mesmo com 11.439 casos e 396 mortes por coronavírus, Santos entra na fase amarela do “Plano São Paulo” de flexibilização da quarentena nesta segunda-feira (13).

Poderão reabrir, de forma parcial, os seguintes estabelecimentos: bares, restaurantes, lanchonetes, quiosques, salões de beleza e barbearias. As praças de alimentação dos shopping centers também poderão voltar a receber clientes para consumo no local.

Será permitida, ainda, a prática de atividades físicas e esportivas individuais em equipamentos públicos e privados (academias, clubes e escolinhas esportivas).

Os hotéis, por sua vez, poderão voltar a receber turistas, respeitando o limite de 40% da capacidade de ocupação. Atualmente, já recebem hóspedes corporativos e com fins de moradia. O decreto com a nova regulamentação será publicado em edição do Diário Oficial deste sábado (11).

O avanço da Baixada Santista no programa de retomada econômica foi anunciado nesta sexta-feira (10) pelo governo estadual.

Alterações

Com a mudança de fase, a limitação de atendimento passa de 20% para 40% da capacidade, com funcionamento por até seis horas diárias – valendo para todos os comércios, salões de beleza e barbearias.

Os estabelecimentos comerciais da região Central (Valongo, Centro, Paquetá, Vila Nova e Vila Mathias) estarão abertos de segunda a sexta-feira, das 11 às 17 horas, e, aos sábados e domingos, das 9 às 15 horas. No restante da cidade, funcionarão das 13 às 19 horas diariamente.

As academias poderão funcionar das 6 às 8 e das 17 às 21 horas, diariamente. Clubes e escolinhas de futebol, das 15 às 21 horas, todos os dias. Os limites de horário são estabelecidos pelo governo do estado, por meio do “Plano São Paulo”.

Em virtude da reabertura das praças de alimentação para consumo local, os shopping centers poderão optar pelo horário de funcionamento que melhor convier: das 12 às 18 ou das 15 às 21 horas, diariamente.