Foto: Marcelo Martins/PMS

O avanço de uma frente fria deverá provocar ventos fortes, chuva e ressaca na Baixada Santista, no meio desta semana. De acordo com previsão do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta), o mar começará a ficar agitado na tarde desta quarta-feira (6), com ondas que podem ultrapassar dois metros na quinta (7).

Conforme o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações, o estado é de alerta.

Também estão previstas alterações na maré. O nível do mar, na baía de Santos, pode ultrapassar 1,8m, na madrugada de quinta, e 2,1m, no período da tarde, representando um aumento de 60cm em relação à tábua de maré.

No interior do estuário, o aumento será maior: a previsão é de que o nível do mar ultrapasse 1,9m, na madrugada de quinta-feira, e 2,3m, no período da tarde.

Alagamentos

Caso as previsões se mantenham, há possibilidade de alagamentos a partir da madrugada de quinta, devido à maré elevada. Entretanto, segundo ressalta a Defesa Civil, não são esperados impactos significativos nas estruturas urbanas, devido à intensidade das ondas.

Ainda conforme a Defesa Civil, há risco para chuva de intensidade moderada a forte, principalmente no período noturno, entre quarta e quinta-feira. No decorrer da quinta, a nebulosidade seguirá elevada, com chuva de intensidade mais fraca.