Secretaria de Saúde garante que todos têm os equipamentos de prevenção- Foro/PMP

Trabalhadores da saúde de Peruíbe garantem que estão trabalhando no combate ao novo coronavírus sem os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), obrigatórios nesses procedimentos.

De acordo com uma enfermeira, que não quis se identificar, a situação na cidade ficou ainda pior depois que a secretária municipal de Saúde Mariana Trazzi foi afastada do cargo por suspeita de ter contraído a doença.

A funcionária informou que os atendimentos ao covid-19 foram todos transferidos para o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), no Centro da Cidade. “Não temos máscara, gorro, luvas, uniforme, nada. A saúde está abandonada desde que a secretária se afastou. Alguém precisa tomar uma providência e olhar por quem trabalha na saúde de Peruíbe”.

Sindicato

O Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Sintrasaúde) informou em nota que não tinha conhecimento das denúncias, mas que ao saber, um dos seus diretores, entrou em contato com a Prefeitura de Peruíbe, que administra a unidade de saúde. “O Sintrasaúde deixa claro que de imediato será cobrado da Secretaria de Saúde o efetivo cumprimento das diretrizes estabelecidas pela Anvisa, assim como das recomendações preconizadas pelo Cofen/Coren, no que tange à adoção das medidas necessárias, a fim de evitar o contágio do covid-19 entre os profissionais da saúde”, informou.

O Sintrasaúde garantiu que a administração municipal entrou em contato e marcou uma reunião para esta quarta-feira.

Secretaria de Saúde

De acordo com a Secretaria de Saúde, não há falta de EPIs. Os funcionários trabalham com avental, capacete de acrílico, estão todos de máscara, inclusive a chamada N95. De acordo com a Secretaria, falta apenas álcool em gel, como em parte do País. Enquanto isso, se higienizam com água e sabão, que segundo os infectologistas também é eficaz, e também utilizam álcool 70%.

A Secretaria também explica que os óculos e as máscaras N95 são para os que fazem os procedimentos necessários sobre coronavírus. Não é a EPI para o setor administrativo ou enfermagem. Entretanto, todos os setores trabalham com a máscara cirúrgica.

Sobre a secretária, não procede a informação de que ela testou positivo para coronavírus. Ela foi diagnosticada com pneumonia e, por isso, teve de fazer o teste de coronavírus, como todos os casos como esse hoje no Brasil. Entretanto, o teste deu negativo. Foi descartado. Ela já teve alta.