O prefeito afastado de Guarujá, Válter Suman - Foto: Reprodução/YouTube

O prefeito de Guarujá, Válter Suman (PSB), anunciou, nesta segunda-feira (9), que promoverá a contratação de 500 pessoas para atuarem na ajuda às equipes que trabalham na recuperação da cidade, depois do estrago provocado pelo temporal que atingiu a Baixada Santista na semana passada.

Para ele, esta foi a maior tragédia da história da cidade. “Eu nunca pensei que assinaria um estado de calamidade pública enquanto fosse prefeito de Guarujá. Mas agradecemos a toda a ajuda que recebemos tanto do Exército, que está nos auxiliando no momento, quanto de várias outras instituições e pessoas de Guarujá que decidiram nos ceder socorro na hora em que mais precisávamos”, declarou o prefeito.

“Pretendemos instaurar um projeto de locação social municipal que fará parte do ‘Programa Novo Começo’ e que prevê auxílio durante 12 meses a todos os moradores atingidos pelas fortes chuvas. Também disponibilizaremos R$ 3 milhões para garantir a segurança alimentar dessas famílias que estão enfrentando essa situação”, afirmou.

Em relação à contratação de 500 pessoas para trabalhar durante seis meses, recebendo um salário mínimo, o secretário de governo, Gilberto Venâncio, esclareceu que os salários e custos de concurso serão arcados com recursos próprios do município e que já estavam previstos no orçamento da própria cidade no começo deste ano.

Caráter emergencial

O edital do concurso, que será realizado em caráter emergencial, deverá ser divulgado nesta quarta-feira (11). As pessoas contratadas atuarão em funções de limpeza urbana e junto à Defesa Civil.

“Daremos prioridade a pessoas que estejam desempregadas há mais tempo e até mesmo em estado de vulnerabilidade. Nada impede que até mesmo essas pessoas que estão desabrigadas atualmente se inscrevam no concurso, por exemplo”, disse Venâncio.

A prefeitura quer que os contratados iniciem seus trabalhos já na segunda-feira (16).

Com informações do Diário do Litoral