As praias estavam lotadas e os frequentadores foram orientados sobre os perigos do Covid-19

O prefeito de Guarujá Valter Suman resolveu sair do gabinete, nesta quarta-feira, para ir à praia. Não para pegar um bronzeado ou tomar uma caipirinha, mas orientar à população sobre os perigos do coronavírus. Suman, que é médico, contou com o apoio de agentes da Defesa Civil Municipal, da Guarda Civil Municipal e de funcionários da Secretaria de Saúde (Sesau) e da OS Pró Vida. A atividade aconteceu em cerca de três quilômetros de faixa de areia, com a distribuição de panfletos com orientações sobre os cuidados necessários para evitar a propagação da Covid-19.

A ação alertou os banhistas sobre a necessidade do isolamento social e os perigos do novo coronavírus (Covid-19). A ação ocorreu na faixa de areia de duas das principais praias da Cidade, Astúrias e Pitangueiras, que, no momento, estavam repletas de frequentadores de todas as idades, de crianças e idosos.

Medidas

Em decisão conjunta anunciada na segunda-feira (16), os prefeitos das nove cidades da Baixada Santista anunciaram 11 medidas emergenciais de combate ao novo coronavírus, entre elas a suspensão das aulas em escolas municipais, eventos públicos e, ainda, a suspensão da emissão de licenças para veículos de turismo, inclusive as permanentes. As medidas servem, como recomendação, ao setor privado, também.

De acordo com o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes Bares e Similares de Guarujá (Sinhores), o índice de ocupação nos hotéis de Guarujá no último fim de semana chegou a 70%. Para o próximo fim de semana (dias 21 e 22), apesar dos alertas e todas as medidas restritivas, ainda há índice de 15% de reservas.

A ação nas orlas das praias de Guarujá se repetirá nos próximos dias, com a ajuda de carros de som. A Cidade ainda produziu 120 faixas de alerta para a necessidade do isolamento social, que serão afixadas nas praias e também nos bairros.