Foto: Imagem do exame falso espalhado em grupos de WhatsApp

A irresponsabilidade de algumas pessoas parece não ter limite, até mesmo em momentos de uma grave crise como a que todos estamos passando. Uma notícia compartilhada em vários grupos de WhatsApp, inclusive de médicos, dando conta de que havia a confirmação de um caso do novo coronavírus em Vicente de Carvalho, assustou os moradores do Guarujá. No entanto, se trata de fake news.

A informação vinha acompanhada da imagem do resultado positivo de um exame, em nome de um paciente de 66 anos, chamado Egidio Salvador Mercardi Gentil. No documento também aparecia o nome do médico responsável pelo caso: Caio Bruno de Souza Barros.

A postagem ainda trazia uma mensagem em tom de desespero: “Chegou em Vicente de Carvalho, confirmado! Agora pelo amor de Deus fiquem em casa!!!”.

Adolfo Lutz

Contudo, a única informação verdadeira na notícia é o nome do médico. Todos os outros dados foram forjados, como o resultado e o nome do paciente.

Como o Instituto Adolfo Lutz (IAL), responsável pelos exames, não revela resultados, o próprio médico, ciente do caso, entrou em contato com o IAL para perguntar se teria sido ele o autor do laudo do referido exame, pois não lembrava. A resposta foi que o laudo era falso.