Foto: Divulgação

Na noite desta segunda-feira (6), um gato protagonizou uma cena inusitada ao caçar um rato no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Cubatão, SP, local temporário para as atividades legislativas. O episódio gerou incômodo ao vereador Rafael Tucla, que denunciou uma suposta infestação de ratos nos prédios públicos da cidade.

Rafael Tucla, do PP, expressou sua frustração, alegando que a situação reflete a negligência em questões estruturais, com prédios da prefeitura sucateados. O vídeo mostra o felino agindo como “caçador legislativo”, pegando o roedor, mas soltando-o após a intervenção dos vereadores.

O vereador apontou problemas na desratização e dedetização, interrompidas no município. Surpreendentemente, revelou que funcionários municipais sugeriram a adoção de gatos para lidar com infestações em unidades de saúde.

O caso foi registrado no hall de entrada da Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Sustentável, que abriga as atividades legislativas temporariamente. A Câmara Municipal, em reforma, afirmou que o ocorrido não interrompeu a sessão plenária.

Enquanto a prefeitura nega infestação, atribuindo o caso à vegetação e terreno pouco usado, promete monitorar o local com uma equipe de Controle de Zoonoses.