Foto: Reprodução

Que susto! Moradores de várias cidades da Baixada Santista registraram um forte clarão no céu, entre a noite de domingo (26) e a manhã desta segunda-feira (27). Em imagens publicadas na redes sociais, é possível ver que a cor alaranjada da fumaça remete a uma labareda ou ao pôr do sol. Na verdade, o fogo foi causado pela parada de um equipamento da Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão. Veja as imagens.

Créditos: Cubatão News

Posicionamentos

Em nota, a Petrobrás informou que, “por volta das 23h, houve a parada de um equipamento da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão”, e que “conforme previsto em projeto, houve o alívio de pressão para o sistema de flare, mas a situação já foi regularizada”.

Já a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) disse que uma vistoria foi realizada no local na manhã desta segunda-feira (27) e “constatou-se que durante a madrugada ocorreu uma parada na unidade de craqueamento de petróleo e, consequente, desvio do gás gerado para as tochas 5 e 6 da refinaria, razão pela qual houve aumento das chamas nos flares, mas sem emissão de fumaça preta e odor e sem riscos ou problemas de ordem ambiental”.

Com informações de A Tribuna