A prefeitura de Santos confirmou que vai iniciar a retomada das atividades econômicas nesta quinta-feira (11), feriado de Corpus Christi. A medida, mesmo com os seguidos aumentos de casos e mortes por conta do coronavírus, libera a reabertura de igrejas, com algumas restrições.
No entanto, em relação às igrejas católicas, especificamente, o bispo diocesano Dom Tarcísio Scaramussa divulgou uma nota para anunciar que, em consequência da pandemia, não existe a hipótese de os templos serem reabertos no momento.
Dessa forma, as igrejas católicas continuarão realizando suas atividades, como missas, de forma digital.
Leia a nota do bispo diocesano Dom Tarcísio Scaramussa:
A reabertura das igrejas tem sido adiada até este momento, após mais de 70 dias. Esta reabertura é desejo de todos e já começamos a preparação, junto aos sacerdotes de nossas paróquias, para atuarmos segundo os protocolos sanitários e de comunicação necessários, de acordo com as orientações das autoridades sanitárias do município.
Estamos atentos à evolução da pandemia e entendemos que neste momento ainda há aumento de circulação do vírus e de infecções e, portanto, de grande risco.
Nosso posicionamento é de precaução.
Vamos aguardar os desdobramentos das decisões de flexibilização, para efetivarmos a reabertura das igrejas quando houver segurança para todos, fiéis leigos, sacerdotes e diáconos.
Diante disso, já acordamos com o Clero de nossa Diocese que, por ora, as igrejas não reabrirão para celebrações com o povo.
Entretanto, elas estarão abertas para visitas e oração individual, seguindo as orientações das autoridades sanitárias.
No dia 11, festa de Corpus Christi, as celebrações serão feitas com a transmissão pela Internet, sem a presença de fiéis.
Em algumas Paróquias o Santíssimo Sacramento será levado em carro aberto, pelas ruas, para abençoar as pessoas em suas casas, evitando qualquer tipo de aglomeração.