O prefeito de Peruíbe, Luiz Maurício (PSDB), protocolou no Ministério Público (MP) uma solicitação para que o município seja transferido para a zona laranja (fase 2) do “Plano São Paulo”. O objetivo é antecipar o retorno de parte do comércio local.
A iniciativa ocorreu depois que o governo do estado decidiu manter toda a Baixada Santista na zona vermelha (fase 1), de alerta máximo, o que permite somente o funcionamento dos serviços essenciais.
Inicialmente, a região tinha recebido o aval para mudar de zona. Contudo, o estado acabou optando por manter a Baixada Santista na fase 1, a que apresenta as maiores medidas restritivas.
No pedido, o prefeito justifica que os dados epidemiológicos usados pelo governo do estado para a classificação estavam errados, o que causou impacto negativo na avaliação.
Dados incorretos
Por essa razão, Luiz Maurício pediu ao MP que reconsidere a recomendação administrativa para o cumprimento do decreto estadual, uma vez que não estaria baseado em dados corretos.
Vale lembrar que, após nova atualização da Secretaria de Saúde, Peruíbe tem 84 casos confirmados de Covid-19, com 11 mortes, além de 29 suspeitos e quatro óbitos sob investigação.