A Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara Federal recebeu nesta segunda a Carta Aberta, documento lançado no último dia 26 de maio pelo Fórum de Meio Ambiente da Baixada Santista.
A entrega foi virtual, durante reunião on-line com os secretários e ex-secretários de Meio Ambiente da Baixada Santista, representando o Fórum, o deputado estadual Caio França (presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia legislativa de São Paulo) e o deputado federal Rodrigo Agostinho, presidente da Frente Parlamentar Ambientalista.
O encontro foi organizado pela deputada Rosana Valle, a pedido do ex-secretário de Meio Ambiente de Santos, Marcos Liborio, diretor regional da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA).
A Carta Aberta enfatiza a união do setor na região, defende mais investimentos públicos e privados na infraestrutura ambiental das cidades e alerta para o aumento de ocorrências climáticas cada vez mais severas, como a tragédia ocasionada pelas fortes chuvas de fevereiro, com vítimas fatais e um grande número de desabrigados.
“Temas como mudanças climáticas, invasões em áreas de preservação, reciclagem, logística reversa são comuns a todas as cidades da Baixada”, afirma Liborio. “O Fórum demonstrou essa realidade na Carta Aberta, que agora chega ao legislativo federal, expressando preocupações com a Amazônia e a Mata Atlântica, mas também levando propostas concretas e planos já colocados em prática na região, que hoje são referências para o país”, explica.
O deputado federal Rodrigo Agostinho entende que a aproximação é vital para regiões como a Baixada Santista e deve ser entendida como um caminho estratégico para que os municípios desenvolvam e aprimorem seus projetos para acesso a recursos.
Além do ex-secretário Marcos Liborio, participaram da reunião os secretários de Meio Ambiente de Guarujá, Sidnei Aranha, de Santos, Márcio Gonçalves Paulo; de Cubatão, Halan Clemente; de São Vicente, Silmara Casadei, os ex-secretários de São Vicente, Gustavo Palmieri e Vitor Vitório e o ex-secretário de Cubatão, Mauro Haddad.
O grupo voltará a se reunir em julho, desta vez com uma pauta de propostas regionais a ser discutida na ANAMMA.