Divulgação/SPA

O Conselho de Administração (Consad) aprovou nesta sexta-feira (29/05) a recondução de Marcelo Ribeiro de Souza ao cargo de diretor de Operações da Santos Port Authority (SPA), para cumprir o prazo remanescente do atual mandato de 2 anos (em curso) que se estenderá até agosto de 2021. Ribeiro é capitão-de-mar-e-guerra da reserva da Marinha do Brasil, com mestrado e doutorado em ciências navais pela Escola de Guerra Naval.

Entre as prioridades para o próximo ano estão a viabilização das condições para recepção de navios de 366 metros, a implementação do VTS (Vessel Traffic Service, Serviço de Tráfego de Embarcações, em português), e a implantação do novo Plano de Segurança Pública Portuária.

Desde que assumiu a diretoria de Operações da SPA, em março de 2019, Ribeiro vem realizando um trabalho produtivo que envolve, entre outras iniciativas, medidas de modernização e melhorias operacionais no Porto de Santos. Entre elas, a redução da fila de navios, a partir de iniciativas como o aumento da fiscalização e a retirada de restrições para operação em berços de atracação, e a atualização da norma para atracação – em substituição a regramento vigente há 41 anos.

A nova norma, aprovada em abril, representa mais um passo importante na modernização das atividades do Porto e foi concebida a partir das melhores práticas internacionais discutidas com a comunidade portuária, por meio de consulta. Já está adequada para quando houver a entrada em operação do VTS.

Outra inovação da área de Operações foi a resolução, de março, que transfere as atividades de amarração para a iniciativa privada, buscando adequação ao arcabouço legal e regulatório vigente. Agora, essas tarefas poderão ser realizadas, a critério do armador, diretamente pelo terminal portuário/arrendatário ou por empresa de apoio portuário.

Segundo Ribeiro, tais ações, conjugadas às demais iniciativas da gestão, permitiram ao Porto de Santos bater recorde histórico de movimentação de cargas no 1° quadrimestre em 2020. No acumulado do ano até abril, o volume recorde de 45 milhões de toneladas foi 5,5% superior à melhor marca anterior, de 2018 (42,7 milhões de toneladas), e 9,8% acima do mesmo período de 2019 (41,0 milhões de toneladas).

Outra inovação de sua gestão foi a atualização em tempo real dos dados de movimentação de cargas, que permite a visibilidade instantânea das operações com informações sobre a produtividade por berço de atracação e evolução das cargas no Porto, tudo disponível em um vídeo wall instalado na sala compartilhada da diretoria. Antes, a SPA recebia os dados com até dez dias de atraso em relação ao informado aos demais órgãos anuentes. “Trata-se de importante ferramenta de trabalho que nos permite atuar imediatamente e definir com agilidade a melhor estratégia, sempre no melhor interesse público”, afirma Ribeiro.