De acordo com levantamento divulgado pelo governo do estado de São Paulo, Baixada Santista e Vale do Ribeira registraram, em maio, aumento significativo na quantidade de casos e mortes por coronavírus.
Entre 30 de abril e 18 de maio, a Baixada Santista teve um avanço de 156% no número de casos. O Vale, por sua vez, registrou crescimento de 185% no índice de pacientes infectados.
O governador João Doria (PSDB) reafirmou a preocupação das autoridades estaduais com a escalada alarmante da Covid-19, especialmente nas cidades do interior e litoral.
O avanço da Covid-19 nessas regiões foi ratificado em levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, com aval do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo.
No último dia 4, os registros do governo do estado indicavam que o crescimento da doença no interior e litoral já era quatro vezes mais veloz do que na Grande São Paulo.
Em maio, a expansão rápida do coronavírus no interior e no litoral foi confirmada pelo secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. O crescimento proporcional de casos, entre 30 de abril e 18 de maio, apontou um avanço muito mais representativo fora da capital, que registrou 108%.
Mortes
A quantidade de vítimas fatais em seis regiões administrativas do interior e litoral também foi proporcionalmente maior do que na Grande São Paulo, que registrou 104% de elevação. A Baixada Santista atingiu 121%. O Vale teve apenas 33%.