Guarujá recebeu nesta quarta-feira (6) o reforço de novos médicos para a rede municipal de saúde, para ajudar no combate ao novo coronavírus. Um total de nove profissionais credenciados junto ao programa Mais Médicos se apresentaram para trabalhar na cidade.
Guarujá possui 21 vagas para o programa, mas, até o momento, apenas nove médicos se apresentaram. A expectativa é de que até a segunda quinzena de junho as vagas sejam preenchidas.
Duas chamadas já ocorreram e outras três estão programadas. Para a terceira chamada, o prazo é até o próximo dia 26; a quarta, até 8 de junho, e, por fim, a quinta, datada até 18 de junho.
Os nove médicos que se apresentaram já estão em atividade, sendo distribuídos nos seguintes postos: Unidade Básica de Saúde (UBS) do Pae Cará; e nas Unidades de Saúde da Família (Usafas) dos bairros Cidade Atlântica, Vila Edna, Morrinhos, Jardim Brasil, Jardim dos Pássaros e Jardim Las Palmas.
Vale salientar que, em novembro de 2018, Guarujá sofreu uma baixa no Programa Mais Médicos, quando perdeu 29 profissionais cubanos. Eles deixaram seus postos no dia 21 de novembro daquele ano, por determinação de seu país natal, após serem hostilizados pelo presidente Jair Bolsonaro.
Regiões vulneráveis
Segundo a diretora de Atenção Básica e Especialidades da Secretaria de Saúde de Guarujá, “o Programa pode ser considerado uma iniciativa de maior destaque no âmbito do SUS, porque supre a falta de médicos em regiões vulneráveis e fortalece a atenção primária. Ele diminui as desigualdades no tocante às carências de médicos nessas regiões e fortalece a assistência à saúde na atenção básica”.