Os profissionais de saúde que vão atuar no primeiro dos dois Hospitais de Campanha de Praia Grande já começaram treinamento para adequação aos fluxo e protocolos estabelecidos para covid-19 (novo coronavírus). O Hospital montado no Ginásio Falcão (Bairro Mirim) já está pronto para iniciar as atividades e será o primeiro a entrar em funcionamento.
Inicialmente, 20 leitos entrarão em funcionamento e, na quarta-feira (6), em torno de 50 profissionais entre médicos, enfermeiros, auxiliares, técnicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, equipe de limpeza e administrativo receberão capacitação “in loco” “É importante que eles conheçam antecipadamente o local onde vão atuar e também todas as diretrizes de funcionamento do hospital, uso de EPI e outras recomendações do Ministério da Saúde”, destaca o secretário de Saúde (Sesap) de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.
Após esse treinamento, o Falcão fica pronto para entrar em funcionamento assim que for necessário. A unidade possui o total de 100 leitos e já está totalmente equipada com camas elétricas, monitores cardíacos, oxímetros, aparelho de raio-x e o mobiliário já está devidamente instalado.
Fluxo de Atendimento
De acordo com o titular da Sesap, o Hospital fica pronto para funcionamento a partir de quinta-feira (7), porém, não necessariamente começará a funcionar neste dia. “É importante ressaltar que o local entrará em funcionamento a partir do momento que a equipe da Central de Regulação de Leitos Hospitalares do Munícipio enxergar a necessidade encaminhar pacientes ao Hospital de Campanha”.
A equipe da Central de Regulação, composta principalmente por médicos, é a responsável por realizar a avaliação do momento de abertura do equipamento e pelo encaminhamento dos pacientes. “Por isso, abriremos, de início, 20 leitos e aumentaremos esse número conforme a demanda de pacientes”.
Porta fechada
Outro ponto que o município deixa claro é que, mesmo após a abertura do Hospital de Campanha, a população deverá continuar procurando atendimentos nas unidades de Urgência e Emergência de Praia Grande (UPA Samambaia, PS Quietude e Porta de Entrada do Irmã Dulce).
“Os hospitais de campanha vão funcionar no modelo operacional “porta fechada”, ou seja, eles receberão casos moderados de covid-19 encaminhados pelas unidades hospitalares. A população deverá continuar buscando atendimento nas Unidades de Saúde da Família (casos leves de síndromes respiratórias) e as unidades de Urgência e Emergência”, ressalta Nogueira.
Ao todo, 188 leitos foram montados nos dois Hospitais de Campanha de Praia Grande: 100 leitos no Ginásio Falcão e 88 leitos no Ginásio Rodrigão (Tupi).