As nove cidades da Baixada Santista montaram bloqueios para evitar que turistas cheguem aos municípios. A iniciativa, que tem por objetivo auxiliar no combate ao novo coronavírus, será intensificada no feriado desta sexta-feira (1º), em homenagem ao Dia do Trabalho, e durante o fim de semana, 2 e 3 de maio.
Em Santos, a operação será realizada durante 24 horas por dia e voltada à turistas. A orientação é que veículos com placas de cidades fora da região serão obrigados a retornar ao município de origem.
Há diversos pontos de controle do acesso à cidade e estão instalados no Elevado da Alemoa e na Avenida Nossa Senhora de Fátima com a Rua Ana Santos, onde são fiscalizados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), e na Avenida Martins Fontes, com fiscalização da Guarda Civil Municipal (GCM).
O trabalho recebe o apoio da Polícia Militar. Nas balsas, o controle é feito pela prefeitura de Guarujá.
São Vicente
Os bloqueios em São Vicente serão realizados nos acessos dos km 65 e 66 da Rodovia dos Imigrantes. A Secretaria de Trânsito informa que a operação não impede a entrada dos veículos.
A orientação é no sentido de informar a falta de alternativas de turismo. Dessa forma, os motoristas decidem se permanecem ou não na cidade.
Praia Grande
A cidade de Praia Grande segue com abordagens de trânsito na Avenida Ayrton Senna da Silva (Sítio do Campo) e Padre Manoel da Nóbrega (Trevo).
A ideia das autoridades é efetuar o cadastramento de turistas, entrevistar os motoristas e passageiros e convencê-los a voltar para o município de onde vieram para cumprimento do isolamento social.
Cubatão
Como Cubatão não recebe um grande volume de turistas durante os feriados, não houve necessidade de alterar o esquema adotado atualmente.
As fiscalizações são realizadas diariamente, das 8 às 18 horas. Os motoristas são orientados a ingressar na cidade somente se houver necessidade ou se residirem no município.
Guarujá
A prefeitura vai reforçar a operação durante o feriado. Sete bloqueios funcionarão 24 horas por dia e estão montados na entrada da cidade e nas saídas das travessias de balsas de Santos e Bertioga.
Os motoristas que se recusarem a voltar terão seus veículos recolhidos ao Pátio Municipal, podendo ser conduzidos ao Distrito Policial para abertura de boletim de ocorrência.
Bertioga
Profissionais da área pública, transporte de cargas e trabalhadores de serviços essenciais têm prioridade para entrar em Bertioga.
Por isso, a prefeitura vai intensificar a fiscalização do controle de acesso de veículos ao município. A Guarda Civil Municipal e o Departamento de Trânsito e Transportes, com apoio da Polícia Militar, também vão medir a temperatura dos ocupantes dos veículos.
Mongaguá
Como Mongaguá é cortada pela rodovia estadual Padre Manoel da Nóbrega, com inúmeros acessos aos bairros, a realização de bloqueios fica inviabilizada.
Sendo assim, estão programadas ações de conscientização, pela manhã, em pontos estratégicos. O principal é o pontilhão de entrada da cidade, na divisa com Praia Grande. Haverá distribuição de panfletos informativos, medição de temperatura e orientações.
Itanhaém
A prefeitura de Itanhaém também vai promover iniciativas de orientação e fiscalização, incluindo as praias. As ações serão realizadas pela Guarda Municipal, por agentes de trânsito e por fiscais do comércio e de posturas.
Peruíbe
O monitoramento nas três entradas principais de Peruíbe será intensificado. Haverá um quarto ponto, no portal de acesso à Estrada do Guaraú.
Quando as placas do veículo forem de fora da região, agentes informam que hotéis, pousadas e similares estão fechados, além de outras restrições, como nos comércios.
Com informações do G1