Guarujá instalou quatro estações públicas de higienização, com o objetivo de auxiliar no combate ao novo coronavírus. Os equipamentos foram posicionados em locais estratégicos: Praça dos Expedicionários (Centro), Praça Horácio Lafer (Jardim Tejereba), Praça 14 Bis (Vicente de Carvalho) e em frente à UPA Matheus Santamaria (Avenida Santos Dumont, 856, Santo Antônio), conhecida como PAM da Rodoviária.
As estações contam com cinco pias, sabão e instruções sobre a forma correta de lavagem das mãos, indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo dados da instituição, o ato de lavar as mãos pode reduzir em até 40% a contaminação por vírus.
As estruturas montadas são uma parceria da prefeitura com a Organização Social (OS) Pró-Vida. Há a possibilidade de implantar os equipamentos em outros locais da cidade.
Descontaminação
Além das estações de higienização, postos volantes com carretas e tendas de descontaminação também fazem parte do Plano Contingente de Coronavírus e atendem pacientes que apresentem sintomatologia respiratória.
O posto volante instalado em frente à UPA Matheus Santamaria totalizou, até a última segunda-feira (27), 3.182 atendimentos. Já na estrutura em frente à UPA de Vicente de Carvalho (Avenida São João, 111 – Pae Cará) foram realizados 1.782 atendimentos, somando 4.740 nos dois equipamentos em 38 dias.
As tendas de descontaminação, com duchas que desinfectam as roupas, a fim de evitar a contaminação, realizaram 2.676 atendimentos.