Em desespero, a mãe do jovem apela em vão pela vida do filho - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um jovem de 24 anos, identificado como Vinícius Fidélis Santos de Brito, foi assassinado por policiais militares (PMs) num imóvel, em São Vicente, enquanto a mãe dele estava do lado de fora gritando e implorando para que os agentes não o executassem. O crime dantesco ocorreu na noite de domingo (8).

“Pelo amor de Deus, deixa eu entrar, eu sou a mãe dele. Vocês mataram meu filho? O que isso? Vocês vão matar meu filho”, grita a mulher na frente de uma casa humilde, numa viela do bairro Jockey Clube, em imagens registradas por um outro morador com um celular, enquanto disparos são ouvidos.

Em meio à cena de desespero, a porta da casa se abre e um PM sai do local com um fuzil, que age com agressividade com a mãe, falando palavrões. Mais tiros são ouvidos e a mulher acaba entrando num outro imóvel que fica em frente ao local onde o rapaz foi morto.

O que diz a Secretaria de Segurança

Em meio à onda de casos de violência extrema e gratuita cometida por PMs nas últimas semanas, estimulados pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e pelo secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, a assessoria da pasta divulgou uma nota falando sobre o episódio no qual o jovem foi assassinado pelos policiais.

“A Polícia Civil investiga todas as circunstâncias da morte de um homem de 24 anos em São Vicente no domingo (8), em um patrulhamento seguido de troca de tiros com homens que abandonaram uma sacola com drogas durante a perseguição. As imagens enviadas pela reportagem serão analisadas. Foram apreendidas uma arma e porções de drogas com o rapaz que fugiu para um imóvel. As armas dos policiais também foram apreendidas para a perícia”, diz a nota.

Henrique Rodrigues
Jornalista e professor de Literatura Brasileira. É especialista em Estudos Brasileiros pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e tem mais de 23 mil km de sertão nordestino sobre duas rodas. É repórter, editor de colunas e artigos de Opinião e também correspondente da Fórum na Europa.