Com origem na periferia de Paraisópolis e filha de militantes, a produtora cultural Vilene Lacerda lança, neste sábado (30), em Bertioga, seu livro de estreia, intitulado “Elas na Quebrada”.
A obra narra a história da caminhada de várias mulheres da quebrada e reúne vivências, “honrando e respeitando as que chegam para somar e cuidar”, disse Vilene.
“A publicação é a prova de que o sonho compartilhado se transforma em conquista coletiva”, avaliou. Para a autora, não é apenas o lançamento de um livro, mas a realização de um sonho e o grito de muitas vozes ainda silenciadas.
Produzido pela editora artesanal Periferia tem Palavra, que busca amplificar as vozes das quebradas, preservando histórias e fortalecendo sonhos, “cada livro é um ato de resistência e um manifesto vivo, que desafia o silêncio imposto e leva a palavra periférica para além dos muros invisíveis, direto ao centro, onde ela também precisa ser ouvida”, destacou Vilene.
Sobre a autora
Além de produtora cultural, Vilene Lacerda é mãe, monitora ambiental, promotora legal popular, organizadora de eventos, articuladora social, condutora de turismo local, poetisa e empreendedora.
Também é idealizadora do movimento “Elas na Quebrada”, projeto que nasceu da sua vivência e de outras mulheres nas periferias, enfrentando a pobreza e o silêncio que frequentemente marginaliza suas vozes. O movimento também conecta mulheres de diferentes realidades, criando uma rede de apoio e fortalecimento.
Serviço
Lançamento do livro “Elas na Quebrada”;
Sábado (30 de novembro), das 15h30 às 20 horas;
Rua Rafael Costabile, nº 736, Centro de Bertioga.