Arnaldo Gonçalves - Foto: Reprodução de Vídeo/YouTube

Morreu nesta terça-feira (12), aos 87 anos, o destacado dirigente do movimento sindical e militante político Arnaldo Gonçalves. Metalúrgico aposentado e nascido em 7 de setembro de 1937, em Santos, iniciou sua trajetória como operário da Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa), na década de 1960.

Ingressou na direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Santos em uma vaga do Conselho Fiscal e chegou a presidente na década de 1970. No comando da categoria, exerceu influência em inúmeras entidades de trabalhadores, ajudando a organizar a Unidade Sindical da Baixada Santista.

Foi um dos organizadores da Confederação Nacional das Classes Trabalhadoras (Conclat) de 1981, um dos fundadores da Força Sindical, em 1991, e fundador do Sindicato Nacional dos Aposentados.

Arnaldo foi protagonista de lutas, no período dos anos de 1970 e 80, inclusive por sua militância no Partido Comunista Brasileiro (PCB), o antigo Partidão. Como presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, conseguiu bons acordos salariais para a categoria, além de ter instituído o adicional noturno. Liderou a grande greve da Cosipa no fim da década de 1970.

A atuação sindical e política de Arnaldo foi essencial para manter a unidade do movimento na transição democrática da década de 1980, no período do pós-ditadura militar.

O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) divulgou uma nota lamentando a morte do líder sindical. O presidente da entidade, Milton Cavalo, ressaltou a contribuição de Arnaldo para a criação do Sindnapi.

“Além de companheiro de lutas, Arnaldo é um grande amigo que sempre estava disposto a estender a mão para todos”, declarou Milton. “Além disso, ele contribuiu para a criação do Sindnapi e para que ele tornasse o maior sindicato de aposentados na América Latina. Perdemos uma grande liderança”, acrescentou.

A íntegra da nota

“É com profundo pesar que o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi comunica o falecimento de seu diretor Arnaldo Gonçalves, líder sindical que faz parte da história das lutas dos trabalhadores e aposentados do Brasil. Nascido em Santos em 7 de setembro de 1937, Arnaldo foi fundamental para a criação do Sindicato Nacional dos Aposentados”.

O velório de Arnaldo Gonçalves será nesta quinta-feira (14), na sede nacional do Sindnapi, à Rua do Carmo, 171, no Centro Histórico de São Paulo.