Foto: Luigi Bongiovanni

Em coletiva realizada no começo da tarde desta quarta-feira (16), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, revelou a decisão do governo Lula sobre a volta do horário de verão, que estava em discussão.

Para o ministro, a iniciativa é uma medida importante adotada em vários países. “Sobre a possibilidade da volta da política do horário de verão, essa é uma política adotada por diversos países do mundo. Vemos essa política de maneira muito importante para dar suporte nas sobrecargas na ponta e perda das energias intermitentes ao fim do dia”, disse.

“Importante frisar: sempre destaquei que não teríamos risco energético nesse período. Mas vivemos a maior seca da nossa história, e, graças a diversas medidas de planejamento do MME, conseguimos chegar aos nossos reservatórios com índices de resiliência, nos dando tranquilidade”, continuou Alexandre Silveira.

Por fim, o ministro revelou a decisão do governo Lula. “Ontem, tivemos a última reunião com a ONS e chegamos à conclusão de que não há necessidade de decretação do horário de verão para 2024. Temos segurança energética assegurada, e vamos avaliar a volta dessa política para 2025”, concluiu o ministro de Minas e Energia.

Marcelo Hailer
Jornalista (USJ), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e doutor em Ciências Socais (PUC-SP). Professor convidado do Cogeae/PUC e pesquisador do Núcleo Inanna de Pesquisas sobre Sexualidades, Feminismos, Gêneros e Diferenças (NIP-PUC-SP). É autor do livro “A construção da heternormatividade em personagens gays na televenovela” (Novas Edições Acadêmicas) e um dos autores de “O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris: Gêneros, corpos e sexualidades na formação docente” (AnnaBlume).