Agora é a hora da definição. Quatro candidatos concorrem nas eleições à prefeitura de Santos. Neste domingo (6), Rogério Santos (Republicanos), Rosana Valle (PL), Telma de Souza (PT) e Nando Pinheiro (Avante) disputam, voto a voto, a chance de comandar o Executivo da cidade pelos próximos quatro anos.
Santos conta com 121 locais de votação e 353.681 eleitores aptos a votar, das 8 às 17 horas. As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Já o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) começou, neste sábado (5), a distribuir as 4.263 mil urnas eletrônicas que serão usadas nos municípios da Baixada Santista. No total, 1.452.077 eleitores da região votarão para eleger os futuros prefeitos e vereadores.
As urnas permanecem sob escolta da Polícia Militar (PM) e da Guarda Civil Municipal (GCM) até serem recolhidas no final dos trabalhos de votação.
Dados do TRE-SP apontam que 114.740 mil urnas vão operar no estado de São Paulo, incluindo as de contingência, visando eventuais problemas técnicos.
Apenas em Santos, maior colégio eleitoral da Baixada, serão 1.069 urnas, distribuídas nos 121 locais de votação, nas três zonas eleitorais da cidade.
O que é preciso para votar
A Justiça Eleitoral orienta que é necessário que os eleitores levem um documento oficial com foto para votarem. Quem não confia na memória pode preparar a colinha com os números dos candidatos a prefeito e vereador. Também é importante consultar o local e a seção eleitoral antes de sair de casa. É proibido levar celular atá a cabine de votação.
No Brasil, o voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos.
É possível fazer a consulta ao local de votação na página de Autoatendimento Eleitoral (clicando na opção 8 e digitando o número do título, CPF ou o nome, além da data de nascimento e do nome da mãe) ou no aplicativo e-Título (disponível na opção “Onde votar”, situada na barra no fim da tela).
Só será possível baixar ou atualizar a versão digital do e-Título nas lojas de aplicativos Google Play ou App Store até este sábado (5), véspera da votação. É imprescindível que o eleitor conheça o número da sua seção eleitoral.