O VII Festival Ka.Ora de Canoa Havaiana é atração do próximo sábado (5), na Praia da Aparecida, em Santos, em frente à Escola Estadual Escolástica Rosa.
O evento faz parte das comemorações do Outubro Rosa e será realizado das 7 às 14 horas, reunindo 14 equipes formadas exclusivamente por mulheres, divididas entre as categorias Ka.Ora, com sobreviventes do câncer de mama, e Wahine, com simpatizantes da causa.
Com uma proposta de competição amistosa e celebração da vida após o câncer, o festival é uma das principais iniciativas de conscientização sobre a prevenção e luta contra o câncer de mama no Brasil.
“Nosso VII Festival Ka.Ora será no dia 5 de outubro, sábado, véspera das eleições municipais, na praia em frente à Escola Estadual Escolástica Rosa, local propício para as saídas das canoas havaianas em segurança. Há também espaço de areia razoável para montagem do palco e das tendas que abrigarão as áreas técnicas, as equipes e parte do público que vierem nos prestigiar”, destacou Cristiane, coordenadora do Projeto Ka.Ora.
Ela ressaltou, também, que o festival, além de promover a prática esportiva, é um momento de união e celebração para as mulheres que enfrentaram ou estão enfrentando o câncer de mama.
O evento contará com diversas atividades, começando com um briefing às 7 horas, seguido pela entrega das pulseiras para as equipes. A primeira bateria da competição de canoas havaianas, que ocorre em formato catamarã para maior segurança e estabilidade, está prevista para começar às 8h30.
A programação incluirá não apenas as competições, mas também apresentações culturais e a “Cerimônia das Rosas”, um dos momentos mais emocionantes do festival. Cada participante e o público recebem uma rosa, e uma das remadoras faz uma homenagem às mulheres que perderam a batalha contra o câncer: “Celebramos a vida e recordamos as nossas amadas companheiras que partiram na luta contra essa doença brutal”, declarou Cristiane.
Em 2024, o evento terá a participação especial de duas equipes de remadoras rosas de outras localidades: o grupo Remama, da USP, e a UmaUma, que treina na represa de Guarapiranga.
“Estas equipes se juntarão às outras quatro do Ka.Ora e navegarão lado a lado durante as baterias. O festival não se volta à competição. A disputa é apenas parte da brincadeira, uma forma de tornar divertido o percurso paralelo à praia. O que importa é remar e celebrar a vida”, acrescentou Cristiane.
Atrações também em terra
O festival também terá um espaço em terra com apresentações das Ka.Oras, homenagens às autoridades colaboradoras na causa do combate ao câncer de mama, além da “Cerimônia das Rosas”.
O evento é aberto ao público e conta com o apoio de diversas organizações e profissionais da saúde, que estarão presentes para prestar orientações e apoio às mulheres participantes.
Com mais de 140 remadoras inscritas e 14 equipes competindo, o Festival Ka.Ora representa não apenas uma competição esportiva, mas um símbolo de resistência, união e luta pela vida.
O VII Festival Ka.Ora com Dragon Boats e Canoas Havaianas tem o patrocínio de DP World, copatrocínio da Opium Caiaques e Canoas. Apoios: Promifae, Semes, Prefeitura Municipal de Santos, Baraçaí, Sabesp, Hotel Comfort, Nine Wear, TV Tribuna. Organização da Canoa Brasil, supervisão da Associação Brasileira de Canoa Havaiana (Abracha).