Uma escola municipal de Santos está sem aulas há cerca de um mês, no terceiro ano do Ensino Fundamental, período da tarde, por um motivo insólito: falta de professores.
A situação preocupa os familiares dos alunos da Unidade Municipal de Ensino (UME) Esmeraldo Tarquínio, localizada no bairro Bom Retiro, em Santos.
“Isso é um absurdo! Disseram que, para a sala da manhã, conseguiram um (professor) substituto. Agora, para a tarde, não”, desabafou a recepcionista Adriana Patrícia de Farias, em entrevista para A Tribuna. Ela é avó da aluna Vitória Camilo Farias, de 9 anos.
“Recebemos a informação de que estavam providenciando um substituto junto à Secretaria de Educação, porém não resolveram o problema até agora”, acrescentou.
O que diz a prefeitura
A prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Educação, informou que está trabalhando para providenciar professores substitutos. Além disso, alega que a escola está se organizando da melhor maneira para reduzir o impacto sobre os alunos.
A administração municipal destacou, também, que a UME conta, atualmente, com dois professores substitutos (um em cada período). Os novos profissionais foram nomeados por intermédio de concurso público, conforme publicado nas portarias do Diário Oficial de Santos, e que se encontram na fase de exames médicos admissionais.