Um alerta feito pela Marinha preocupa moradores da Baixada Santista. A informação aponta que estão previstos ventos fortes nas cidades da região para esta quinta (5) e sexta-feira (6).
Segundo a previsão, a passagem de uma frente fria provocará ventos intensos, de até 61 km/h, na madrugada dos dois dias.
A navegação de embarcações e operação da balsa entre Ilhabela e São Sebastião podem ser prejudicadas pela ventania.
Por isso, a Marinha orienta para que moradores e turistas evitem a prática de esportes marítimos, como surfe, windsurfe e kitesurfe.
Em caso de emergências, acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
Ameaça climática
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou uma previsão preocupante. A baixa umidade relativa do ar fez com que seis estados e o Distrito Federal (DF) passassem a correr “grande perigo”.
O alerta meteorológico do Inmet aponta as regiões com risco iminente de incêndios florestais e graves prejuízos à saúde da população, como doenças pulmonares e dores de cabeça.
O instituto dividiu o aviso de baixa umidade relativa do ar em três níveis: amarelo para “perigo potencial”, quando a umidade varia entre 30% e 20%; laranja para “perigo”, quando a umidade varia entre 20% e 12%; vermelho para “grande perigo”, quando a umidade fica abaixo de 12%.
Segundo o Inmet, partes de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins e o Distrito Federal estão em “grande perigo”. No total, 932 cidades devem ser afetadas pela condição climática severa.
Incêndios
Além disso, há o significativo risco de ocorrências de incêndios. O Inmet calcula as possibilidades a partir da umidade, temperatura, ponto de condensação e vento da região.
Os graus de perigo são separados em cinco níveis: nenhum, fraco, médio, grande e perigosíssimo. Até segunda (2), quase todos os estados tinham risco “perigosíssimo” para incêndios.