Foto: Fernanda Luz/Divulgação(@fernandaluzfoto)

Carregada de livros, histórias e muitas curiosidades, a Kombi Literária Casulo Viajante segue circulando com seu espetáculo narrativo “Nosso norte é o sul – contos da América daqui”, agora percorrendo municípios do Litoral Sul e do Vale do Ribeira.

A próxima apresentação, gratuita e aberta ao público, será realizada em Peruíbe, nesta quinta-feira (22), às 9h30, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), à Rua dos Pescadores, 90, Centro.

Idealizado pela contadora de história Brunna Talita e pelo músico Renato Ribeiro, o Casulo Viajante circula com sua charmosa kombi desde janeiro de 2017. O objetivo é contar histórias, promover experiências lúdicas e acessíveis à população, especialmente às crianças.

Nesta turnê, o grupo narra contos dos povos originários da América do Sul a partir das vivências pessoais em uma viagem pela cordilheira dos Andes até a cidade de Ushuaia, na Patagônia Argentina, em novembro de 2022.

“Foi uma aventura-colheita de histórias que deu origem a esse espetáculo. Queremos ressignificar o imaginário social através de uma narrativa que convida à descolonização do pensamento, reforçando a nossa identidade enquanto latinos. Os contos traduzem isso de forma lúdica para as crianças e até para nós, adultos”, relatou Brunna.

Todas as apresentações do Casulo Viajante são acessíveis, com Amanda Lioli fazendo intepretação em Libras e Daniel Braga Lima responsável pela audiodescrição.

Na estrada

Desde julho, a Kombi Literária já fez apresentações gratuitas para crianças de Cubatão, Guarujá, Bertioga, Praia Grande, Mongaguá e Santos.

Na turnê pelo Litoral Sul e Vale do Ribeira, o grupo já levou suas histórias para alunos da EMEF Isaac Peres Salles, em Itariri. A agenda contempla, ainda, Miracatu, na quarta (21), às 10h30, na Escola Municipal Sitio dos Moraes; Pedro de Toledo, também na quarta (21), às 15 horas, na EMEIEF José Pereira Soares Vila Batista; e Itanhaém, na quinta (22), às 14 horas, na Escola Municipal José Teixeira Rosas.

“Queremos atingir um público maior e descentralizado, convidando escolas, espaços culturais e instituições, principalmente que tenham relação com imigrantes latino-americanos”, completa Brunna.

Esse projeto é contemplado pelo Edital Lei Paulo Gustavo 20/2023 de Difusão Cultural, com apoio do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. Para conhecer mais, acesse Instagram, Facebook e o canal no YouTube.