25ª Conferência Internacional de Aids - Foto: Flickr/Oliver Kornblihtt/Mídia NINJA

O Instituto Cultural Barong promove, nesta sexta-feira (23), em Santos, o evento “Ecos de Munique”, que tem como objetivo compartilhar os principais avanços e discussões da 25ª Conferência Internacional de Aids, realizada em Munique, Alemanha, em julho de 2024.

A conferência, organizada pela Sociedade Internacional de Aids (IAS), é o principal evento global sobre HIV/Aids, reunindo aproximadamente 15 mil participantes de vários países.

Este ano, o tema central foi “Colocar as Pessoas em Primeiro Lugar”, destacando soluções centradas nos indivíduos mais afetados pelo HIV.

Compartilhando conhecimento

Com base nas discussões e avanços apresentados na conferência, o “Ecos de Munique” abordará temas cruciais, como avanços científicos, advocacy, comunicação comunitária, impacto ambiental e crise climática, tudo à luz das novas estratégias globais de enfrentamento ao HIV.

O evento será nesta sexta (23), das 9 às 13 horas, no auditório do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (Sindipetro), que fica à Avenida Conselheiro Nébias, 248, Paquetá, em Santos.

O “Ecos de Munique” fará parte da Global Week ODS, da Organização das Nações Unidas (ONU), e conta com o apoio do movimento ODS Santos 2030 e da Agência Aids de Notícias.

Palestrantes:

Roseli Tardelli, Agência AIDS: Trará as novidades globais comunitárias, destacando as últimas tendências e inovações no combate ao HIV.

Luis Brígido, Instituto Adolfo Lutz: Apresentará as inovações científicas mais recentes sobre pesquisa e tratamento do HIV.

Alberto Pereira Jr, jornalista e ativista: Compartilhará suas experiências pessoais no enfrentamento ao estigma e discriminação, abordando a importância da visibilidade e do ativismo.

Fabi Mesquita, Instituto Multiverso: Debaterá questões comunitárias e a representatividade da América Latina na conferência.

Adriana Bertini, Barong: Discutirá a crise climática e o impacto ambiental para comunidades vivendo com HIV, destacando a intersecção entre saúde, meio ambiente e justiça social.

Fábio Mesquita, médico, professor da Unifesp e doutor em epidemiologia: Enviará, diretamente do Chile, mensagem de encorajamento sobre novidades que poderão chegar em breve à cidade de Santos.

Certificação e inscrição

Os participantes receberão certificado de participação, que poderá ser utilizado para comprovação de horas complementares ou para enriquecer currículo.

Sobre o Instituto Cultural Barong

Trata-se de uma organização sem fins lucrativos dedicada à promoção da saúde, direitos humanos e educação. Com mais de 20 anos de atuação, o Barong desenvolve projetos que visam a prevenção do HIV/Aids e outras ISTs, além de iniciativas de apoio à comunidade LGBTQIA+ e à juventude.