Apesar do sol forte e das temperaturas amenas nos últimos dias na Baixada Santista, os amantes do calor não podem se animar. Isto porque o cenário para a região deve mudar radicalmente nos próximos dias, de acordo com as previsões.
Segundo informações reunidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Climatempo e The Weather Channel, uma forte frente fria, seguida por uma intensa massa de ar polar, chegam ao litoral de São Paulo, gradualmente, já a partir desta quinta-feira (8), segundo informações do Diário do Litoral.
Confira o que diz a meteorologia
Quinta (8)
As temperaturas altas desta quarta-feira (7) começam a se despedir da Baixada. As máximas na região chegam a 27º C e a mínima fica em 19º C. Porém, a frente fria chega durante a madrugada de quinta (8) para sexta (9).
Sexta (9)
A sexta-feira (9) deve iniciar com chuva e frio em todo o litoral de São Paulo. As temperaturas vão cair drasticamente, com máximas de 20º C e pancadas de chuva mais fortes ao longo do dia. Já as mínimas despencam para 15º C.
Sábado (10)
O sábado (10) inicia com chuva de fraca a moderada no período da manhã, que deve parar à tarde. Entretanto, uma massa de ar polar de forte intensidade avança pelo litoral paulista e derruba os termômetros para 17º C. À noite, o frio se intensifica, chegando a 11º C. A sensação térmica será ainda menor, podendo chegar a 9º C.
Projeção para agosto
De acordo com o Climatempo, agosto é um mês em que a passagem de frentes frias é muito comum no país, principalmente no Sul e Sudeste.
Contudo, em 2024, as projeções indicam a chegada de uma frente fria mais intensa logo na primeira quinzena do mês. Com isso, deverão ocorrer queda acentuada de temperaturas e um aumento das chuvas na região.
As cidades do litoral de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná estão entre as áreas que serão mais afetadas pela frente fria.
O Climatempo estima que, durante o mês inteiro, as temperaturas devem ficar dentro ou ligeiramente abaixo da média devido à passagem frequente de frentes frias marítimas, que trazem massas de ar mais geladas.
“Ao longo do mês, podemos esperar alguns momentos de queda de temperatura mais acentuada e retorno de chuvas com acumulados que somados poderão chegar a superar os 50 mm ao longo da faixa paulista, incluindo a Baixada Santista. Em especial, ao fim da primeira quinzena de agosto, os modelos estão apontando uma onda de frio que conseguirá avançar mais pelo Centro-Sul do Brasil”, revelou Heloísa Pereira, meteorologista da Ampere Consultoria, em entrevista para A Tribuna.