Beatriz Dizotti - Foto: Sátiro Sodré/CBDA

Mesmo antes da definição por medalhas, a nadadora de Santos, Beatriz Dizotti, atleta da Unisanta, já fez história nos Jogos Olímpicos, na manhã desta terça-feira (30), em Paris, França.

Ela se tornou a primeira mulher brasileira a se classificar para a final olímpica dos 1.500m nado livre, depois de se posicionar na 7ª posição geral. A decisão acontece nesta quarta-feira (31), por volta de 16h10 (de Brasília).

Beatriz marcou o tempo de 16m05s40. A nadadora se manteve entre as três primeiras colocadas grande maior parte da prova e se classificou em 3º na sua bateria. Ela ficou atrás apenas de Katie Ledecky (EUA), sete vezes medalhista de ouro, e de Li Bingjie (China).

Para conseguir uma medalha, a atleta precisa completar a prova abaixo dos 16 minutos. Beatriz está em 8º no mundo nos 1.500m livre, segundo ranking da Federação Internacional de Natação (Fina) de 2022.

Projeção de Beatriz

“Na Olimpíada passada, eu fiquei em 24º, longe do meu melhor tempo, bem longe. Hoje, ainda não foi a prova perfeita, mas sei que na final pode ser melhor”, declarou, depois da bateria.

“Tudo acontece por um porquê. Na Olimpíada passada, com esse tempo eu não tinha como chegar na final. Então, acho que eu estou pronta para nadar melhor amanhã à tarde e estou muito feliz por fazer história”, completou Beatriz.