De São Vicente para o mundo. A judoca Larissa Pimenta, conquistou medalha de bronze, na categoria até 52 kg, dos Jogos Olímpicos de Paris. A jovem iniciou sua trajetória no judô aos 8 nos de idade, em uma escola pública do município da Baixada Santista.
Dos 25 anos de vida, Larissa dedicou 17 à modalidade que agora a consagrou definitivamente. Letícia Pimenta, irmã da medalhista, disse que a judoca também já conquistou vaga para participar do pan-americano de wrestling (luta olímpica), mas preferiu se dedicar integralmente ao judô.
Larissa foi estimulada a ingressar no esporte pelos irmãos mais velhos. “Eles começaram [treinar] primeiro e quando chegavam em casa, eles queriam fazer lutinha comigo. Quando tive certa idade, pedi para minha mãe me inscrever na escola e foi quando tudo começou”, afirmou ela, em um vídeo publicado no Instagram.
Um dos momentos mais marcantes da carreira esportiva foi quando seu primeiro professor de São Vicente a levou para uma seletiva nacional de judô pela primeira vez. “Estava nesse processo lutando, lutando e lembro que ele me segurou no colo e falei para ele: ‘Não aguento mais, chega’. E ele falou: ‘Só mais uma’. E foram 11 lutas”.
Morte da avó abalou a atleta
Letícia contou que a irmã sempre foi muito incentivada pela avó, que faleceu em 2015. Na época, Larissa ficou muito abalada, porém, utilizou o esporte para se reerguer.
“Toda competição, ela dedica a minha vó. Minha vó tinha um sonho de ver a Larissa nas Olimpíadas e hoje sei que ela está lá acompanhando tudo de cima”, afirmou, em entrevista ao G1.