O projeto Arte na Pinacoteca, em sua segunda edição, vai realizar a exposição “Araquém Alcântara, 50 anos de fotografia”. A mostra, na Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos, celebra cinco décadas da reconhecida carreira do fotógrafo.
Araquém Alcântara é renomado por seu trabalho pioneiro na documentação visual dos ecossistemas brasileiros, que explora a complexa interação entre humanos e natureza.
A exposição não é apenas uma retrospectiva de seu trabalho, mas também um destaque sobre como a fotografia pode ser um meio poderoso para o engajamento social e ambiental.
Fotógrafo, jornalista e professor, Araquém iniciou seus estudos em Jornalismo na Universidade de Santos em 1970. Sua carreira como repórter incluiu passagens por O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde, onde também descobriu sua paixão pela fotografia.
Ficou conhecido por seu trabalho ambientalista, especialmente após documentar o Parque da Jureia em 1979, o que o levou a explorar e fotografar a Mata Atlântica.
Atuou em grandes jornais brasileiros até se tornar freelancer em 1985, colaborando com publicações nacionais e internacionais. É autor de 17 livros sobre ecossistemas brasileiros e se dedica a ensinar fotografia em workshops por todo o Brasil, inspirando novas gerações a preservar a natureza.
A 2ª Edição do Projeto Plano Anual de Atividades – Arte na Pinacoteca – Pronac 233045 é uma realização do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Brasil Terminal Portuário (BTP), MSC, MEDLOG, Ecovias, Rumo e G. PIEROTTI, apoio institucional TV Tribuna, promovido pela Fundação Benedicto Calixto.
Serviço
Exposição: “Araquém Alcântara – 50 Anos de Fotografia”.
Pinacoteca Benedicto Calixto, Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão, Santos.
Período: 6 de junho a 21 de julho de 2024.
Visitação gratuita: de terça a domingo, das 9h às 18h.
Informações: (13) 3288-2260
Informações no site e no Instagram.