A Defesa Civil de Santos mantém o estado de alerta para forte ressaca em função da entrada de uma frente fria e informa que o acumulado de chuva, nas últimas 72 horas, é de 44,2 mm. Os morros estão em estado de observação e, até 7h20 desta quarta-feira (8), não há o registro de ocorrências.
As condições do mar são as que exigem mais atenção. Segundo previsão do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Universidade Santa Cecília (Unisanta), a frente fria está associada a um ciclone extratropical, provocando ventos intensos na região costeira. Por isso, na Baía de Santos a maré pode ultrapassar 2,07m às 15 horas desta quarta (8).
Na quinta-feira (9), mais dois picos: 2,01m às 3 horas e 2,16m às 15 horas, representando um aumento de 66cm em relação à tábua de maré.
Estuário
Já no interior do estuário esse aumento será maior. A previsão é de que, nesta quarta (8), o nível do mar chegue aos 2m às 3 horas e aos 2,24m às 15 horas. Na quinta (9), deve chegar aos 2,18m, às 3 horas, e aos 2,33m às 15 horas. Há, ainda, previsão de ondas elevadas, a partir de quarta (8), que podem ultrapassar 3,5 metros na Baía de Santos.
A Defesa Civil reforça o alerta, principalmente para moradores da Zona Noroeste e da Ponta da Praia, devido à possibilidade de alagamentos e inundações. Em casos de emergência, as pessoas devem ligar para o órgão, pelo telefone 199.