Destaque da gastronomia santista, o Restaurante Madê, do chef Dário Costa, apareceu no ranking das 100 melhores casas do Brasil, de acordo com a Revista Exame.
Pelo terceiro ano consecutivo, a publicação divulga a lista, com auxílio de um júri formado por 72 críticos e influenciadores relacionados à gastronomia nacional.
Cada um dos especialistas indicou dez restaurantes de preferência, sem ordem de importância, de acordo com reportagem de Fernanda Lopes, em A Tribuna.
O ranking de 2024 é composto por 38 restaurantes que estreiam na lista, incluindo o santista. Ao todo, 15 cidades do país estão representadas entre os 100 melhores. O Madê, cujos destaque do cardápio são peixes e frutos do mar, está na 92ª colocação. Os pratos da casa mudam conforme a sazonalidade, sempre respeitando o conceito de sustentabilidade.
Os primeiros colocados
O primeiro colocado do ranking foi o restaurante Lasai, no Rio de Janeiro, do chef Rafael Costa e Silva, conhecido por ter sido jurado do reality da Globo, Mestre do Sabor, que Dário Costa venceu em 2020. Ele foi terceiro colocado no MasterChef Profissionais de 2016.
Em segundo, o Origens, de Salvador (BA), cujos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca estiveram no Madê, esta semana, para promover um jantar em conjunto. O terceiro lugar é a Casa do Porco, de São Paulo, do chef Jefferson Rueda.
O Madê se localiza à Rua Minas Gerais, 93, no Boqueirão, em Santos. A casa funciona fica aberta de terça a quinta das 12h às 22h30, sexta e sábado das 12h às 23h e domingo das 12h às 17h.
Confira a descrição do Madê pela Revista Exame:
“O Madê foi inaugurado em 2017, em Santos, cidade natal do chef Dário Costa, no litoral de São Paulo. O mar não inspira apenas o estilo de vida de Dário, que se divide entre o surfe e a cozinha, baseada em pratos criativos, produções artesanais, preparos de peixes e frutos do mar, na relação com os pescadores, mercados de peixe e práticas sustentáveis. É no Madê que Dário expressa no menu degustação. Um passeio pela nossa cozinha o que colecionou nesses anos de vivências pelo mundo e na sua comunidade local. Os pratos são apresentados em dez etapas, a R$ 280 por pessoa. Como entrada, pães de fermentação natural, ostras com granita de manga e o sonho de siri, com massa Tradicional de sonho recheado com ragu de carne de siri e vinagrete de pimenta de cheiro, uma referência ao tradicional sonho, um dos doces mais consumidos de Santos, com a carne de siri, também tradição na cidade”.