O cenário político em São Vicente começa a se agitar. Prefeito do município entre 2017 e 2020, Pedro Gouvêa se filiou ao PT para tentar voltar ao Executivo. A articulação nesse sentido ocorreu recentemente e recebeu o aval da direção estadual.
Gouvêa, inicialmente, havia sido convidado a disputar a prefeitura pelo PV. O PT tinha como pré-candidato Wilson Cardoso, ex-vereador e ex-presidente da Câmara pelo PSB. Ele iniciou seus passos na política no PT e voltou ao partido em 2023.
Porém, Cardoso abriu mão para assumir o compromisso de liderar a formação da chapa de vereadores do PT. Com isso, o caminho ficou livre para Pedro Gouvêa ser o pré-candidato do partido.
“O PT está finalizando nossa chapa completa. Estamos na federação com mais partidos, Agir (antigo PTC), Mobiliza (ex-PMN) e PRD (fusão do Patriota com o PTB). Então, formamos um arco de aliança. Muito provavelmente vamos fazer um ato da filiação e da pré-candidatura no dia 19 de abril”, declarou Emerson Santos, integrante da direção estadual do PT e, também, na coordenação do escritório do SPU Baixada Santista, em entrevista ao Folha Santista.
A definição passa por uma construção nacional e estadual dentro da federação “Brasil da Esperança”, formada, inicialmente por PT, PCdoB e PV.
Gouvêa relembra conquistas de sua gestão
Pedro Gouvêa já esteve no PSB e no MDB, partido em que era filiado quando assumiu a prefeitura de São Vicente.
O ex-prefeito tem usado as redes sociais para relembrar e destacar algumas conquistas e ações realizadas durante sua gestão.
Ele ressaltou, por exemplo, que o Hospital do Vicentino e o Pronto-Socorro do Jardim Rio Branco, na Área Continental, foram idealizados e construídos durante sua gestão.